quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A (re)tomada do “Complexo do Alemão” no RJ: um outro olhar

Certamente não sou o único a acompanhar as notícias veiculadas na mídia sobre os recentes eventos ocorridos no Estado do RJ relativos à invasão policial ao “Complexo do Alemão”.

Tenho observado atentamente todas as notícias, opiniões de especialistas, especulações da mídia e todo o resto. No entanto, creio que existem dois pontos que estão sendo deixados de lado; não sei porque.

O primeiro deles é a razão de tudo isso, ou seja, o que motivou os ataques incendiários pelos membros das facções criminosas.

Pelo que pude perceber, tudo começou quando alguns os criminosos que estavam presos no Estado do RJ, tidos como de alta periculosidade, foram transferidos para presídios localizados em outros Estados, exatamente para dificultar a sua atuação criminosa mesmo de dentro dos presídios.

Ora, essa transferência é salutar e compreende um das várias medidas adotadas pelo atual Governo carioca no combate ao crime, assim, como a retomada eficiente do controle de outras favelas e a instalação das UPP´s (Unidades de Polícia Pacificadora).

A meu ver, não se pode culpar o atual governo carioca, mas sim todos as gestões dos últimos 30 ou 40 anos, que, por sua negligência e ineficiência, contribuíram para o crescimento da criminalidade naquele Estado. O atual governo foi o primeiro a, de fato, adotar medidas eficientes no combate à criminalidade.

O segundo ponto está na origem de tudo: o usuário de drogas (maconha e cocaína, especialmente). Sem ele, nada disso existiria. É o uso e o consumo da droga que alimenta o narcotráfico. O problema é que esse grupo é composto, em sua grande parte, por membros da alta burguesia carioca; empresários, artistas, profissionais liberais, políticos, etc. Talvez, aqui resida o maior obstáculo a ser enfrentado. É preciso enfrentá-lo.

L. Gustavo Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário