terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os profissionais da saúde e seus “jalecos”

Trabalho próximo a um grande e famoso hospital aqui na capital paulista. Diariamente, quando saio para almoçar, costumo cruzar com diversos profissionais de saúde desse hospital (médicos, enfermeiros, outros). Sei disso porque eles sempre saem para almoçar vestindo os seus “jalecos”.

Sempre me foi dito que esses “jalecos” devem ser de cor clara, preferencialmente branca, para facilitar a visualização das suas condições de limpeza e higiene. Ocorre que, ao transitarem pelas vias públicas vestindo seus jalecos, esses profissionais estão expostos à poluição, especialmente em uma grande cidade como São Paulo.

No entanto, parece que eles esquecem isso, e preferem “exibir” seu uniforme em público sem dar muita importância à sua higiene pessoal e ao risco de infecção hospitalar que podem provocar.

Não tenho dados que atestem tal risco, confesso. Essas idéias são fruto única e exclusivamente de minha especulação. Mas realmente acredito que esse risco existe.

Penso que tais profissionais deveriam deixar sua vaidade de lado, guardando adequadamente seus “jalecos” ao deixarem as dependências dos estabelecimentos hospitalares onde trabalham, em benefício dos pacientes que atendem.

Particularmente, já fui internado algumas vezes em minha vida. E, nas próximas oportunidades em que isso se repetir, não gostaria de ser atendido por um profissional vestindo um “jaleco” contaminado com a poluição da rua. Não quero correr risco. E você?

O poder público (Ministério Público, Vigilância Sanitária, Conselhos de classe, etc) também deveria exercer seu papel de “fiscal da lei”, impedindo esse tipo de conduta.

L. Gustavo Carvalho

6 comentários:

  1. Perfeito Luis Gustavo. Minha esposa é Fono e trabalha em uma clínica municipal. Dia dessa ela me perguntou sobre isto, várias profissionais saem de jaleco e vão almoçar. Sabe o que é isto LG? Falta de educação mesmo e também falta de orientação - por mais absurdo que seja esta observação.Você anda inspirado hein...parabéns pelo post e pelo blog. Afetuoso abraço

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente Gustavo!!! Sua observação é de grande importância. Fico indignada quando vejo certos profissionais andando pra cima e pra baixo com os jalecos pendurados no braço. Isso é um verdadeiro absurdo!!! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gustavo, tudo bem?

    Muito bom seu texto!!!!
    Sou profissional da área da saúde e posso te afirmar que não é apenas especulação sua, o risco de contaminação é fato, para os pacientes dos hospitais e para as outras pessoas, isso por que não é so a questão da limpeza e da higiente do jaleco, estes profisisonais carregam inúmeros microorganismos patogênicos consigo, principalmente bactérias e fungos.
    Ó mais engraçado é que todos que trabalham na área de saúde tem conhecimento das boas prráticas estabelecidas pela ANVISA, não dá pra entender por que continuam com esse tipo de atitude...
    ...Sem contar que os hospitais geralmente possuem uma comissão multidisciplinar de prevençao a infeção hospitalar...aí eu pergunto? do que adianta ter o melhor sistema de esterilização de instrumentos, de ambientes, etc, se o profissional pode acabar trazendo contaminação externa pra dentro do ambiente hospitalar ???

    Realmente não dá pra entender!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Luis Gustavo td bem?
    Admirei seu texto muito bom,realmente eu concordo com tudo que disse.Pois várias pessoas ficam desfilando com jalecos para cima e para baixo e nisso imagine o quanto de bacteria já esta no Jaleco.Eu trabalho com uniformes e há muitas pessoas que vem ate aqui para encomendar uniformes e sempre estão com o jaleco na mão....Parabéns! Ótimo dia!

    ResponderExcluir
  6. Olá visite nossos blogs

    Nossa Clínica
    http://clinicatransformacional.blogspot.com

    1 Encontro de Hipnose em Chapecó voltado para profissionais das áreas da saúde.
    http://hipnoclinicaemchapeco.blogspot.com

    Palestrante Comportamental
    http://thiagotombini.blogspot.com

    ResponderExcluir